Listado na categoria:Formação contínua

Curso Equipas de Primeira Intervenção

Curso de Equipas de Primeira Intervenção para Resposta à Emergência

Formação a iniciar:

  • Início: 2019-02-16; Horário: sábados das 10 às 13 e das 14 às 17 horas; Calendarização: 16 e 23 de fevereiro de 2019; Local: PORTO, Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.

 

90.00

Face não só às exigências legais, mas também com a consciencialização crescente de potenciais perigos de incêndio, acidentes com perdas para a vida humana e o património, a prevenção e formação obriga a que quase todos os quadros tenham conhecimentos mínimos em matéria de atuação em situações de emergência.

Desde a PME às grandes multinacionais as questões relacionadas com a prevenção de situações geradoras de ignições, bem como o domínio de técnicas de combate a incêndios, estão cada vez mais presentes, sob pena de perda de incumprimentos vários que se podem transformar em enormes prejuízos. De acordo ainda com a Lei 102/2009 - Regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e da saúde no trabalho, no seu Artigo 20.º - Formação dos trabalhadores, refere-se que “…o empregador deve formar, em número suficiente, tendo em conta a dimensão da empresa e os riscos existentes, os trabalhadores responsáveis pela aplicação das medidas de primeiros socorros, de combate a incêndios e de evacuação de trabalhadores, bem como facultar-lhes material adequado.

A formação na área da resposta à emergência enquanto defesa pessoal e coletiva visa garantir uma melhor resposta ao perigo, daí que todos devem ser capazes de atuar em primeira intervenção mitigando, se possível anulando, as eventuais consequências de um incêndio, utilizando para o efeito os recursos existentes na própria estrutura, salvaguardando a proteção de vidas e bens até à chegada dos Bombeiros.

Duração
12 horas

Destinatários
O Curso de Equipas de Primeira Intervenção para Resposta à Emergência tem por destinatários colaboradores de empresas que integram ou venham a integrar Equipas de Primeira Intervenção que pretendam adquirir/reforçar as suas competências na área da formação.

Objetivos
Dotar os formandos de conhecimentos e aptidões necessárias para serem capazes de atuar em primeira intervenção mitigando, se possível anulando, as eventuais consequências de um incêndio, utilizando para o efeito os recursos existentes na própria estrutura, salvaguardando a proteção de vidas e bens até à chegada dos Bombeiros.

Em termos de competências específicas a adquirir, pretende-se que no final do curso de Equipas de Primeira Intervenção os formandos sejam capazes de:
- Saber usar os extintores e agentes extintores;
- Combater incêndios iniciais;
- Evacuar em contexto de emergência;
- Conhecer a fenomenologia da combustão.

Programa
- Utilizações-Tipo; Locais de Risco e Categorias de Risco
- Proteção Individual e Medidas de Autoproteção
- Fenomenologia da Combustão
- Classes de fogo
- Agentes Extintores e forma de atuação
- Redes de Incêndio
- Sistema Automáticos de deteção de incêndios (SADI)
- Sistemas Automáticos de Extinção de incêndios (SAEI)
- Sinalização de Segurança
- Iluminação de Segurança
- Organização da Segurança
- Alerta
- Evacuação
- Noções de manobras com linhas de mangueiras;
- Prática de combate a incêndios com extintores;
- Prática de combate a incêndios, no interior de um edifício, com extintores e carretel para serviço de incêndio;
- Simulações com utilização de fogo real;

Formador
a designar

Certificação
No final da ação os formandos terão direito a um certificado de formação profissional.

Avaliar esta formação

Ainda não existem avaliações desta formação.

You may also like…