Listado na categoria:eLearning

formação Segurança Máquinas Equipamentos

Segurança de Máquinas e de Equipamentos - eLearning

As formações em regime de eLearning iniciam-se imediatamente após validação da inscrição.

Término
15 dias úteis após início.

Funcionamento e Requisitos

 

150.00

Categoria:

Tags: ,

Atualmente a utilização de métodos adequados de proteção e dispositivos de segurança são regulamentados por diplomas legais, no entanto, e por não serem corretamente cumpridas todas as disposições legais, o trabalho com máquinas e equipamentos de trabalho constitui uma das atividades que está na origem de inúmeros acidentes de trabalho.
Esses métodos de proteção e dispositivos de segurança reduzem a probabilidade e a gravidade da ocorrência do acidente e protegem o ativo mais importante de uma empresa – os seus colaboradores! Oferecem, ainda uma oportunidade para a organização ter um impacto positivo no marketing da empresa e na política do sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho e no sistema de gestão da responsabilidade social.
A manutenção regular é essencial para manter a segurança e fiabilidade do equipamento, das máquinas e do ambiente de trabalho. Ajuda, ainda, a eliminar os perigos do local de trabalho. A falta de manutenção ou a manutenção inadequada podem provocar situações perigosas, acidentes e problemas de saúde.

Duração aproximada
30 horas

Destinatários
Quadros superiores e médios com responsabilidade ao nível da Gestão da Segurança, da produção e manutenção.
Consultores/ auditores/ técnicos de segurança que pretendam aprofundar ou reciclar os seus conhecimentos.

Objetivos
OBJETIVO GERAL:
No final deste curso os formandos deverão conhecer os princípios de avaliação de uma máquina ou equipamento de trabalho relativamente à legislação em vigor e identificar os perigos associados ao processo produtivo de modo a eliminar ou minimizar o risco.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O curso de Segurança de Máquinas e Equipamentos pretende contribuir para o aprofundamento de competências no âmbito do exercício da Segurança e Higiene do Trabalho. Neste contexto, também o desenvolvimento e integração de competências e qualificações nestas áreas apresentam-se como uma mais valia, para os profissionais destas áreas.

Programa
1 - Definições
2 - Decreto-Lei n.º 50/2005
3 - Ferramentas Manuais
4 - Decreto-Lei n.º 103/2008
5 - Decreto-Lei n.º 348/93 – equipamentos de proteção individual
6 - Equipamentos de proteção coletiva

Avaliação
A avaliação da aprendizagem compreende a participação através do fórum (20%) e o desenvolvimento das atividades finais (60%) e complementares (20%).

Formadora
Dra. Ivone Sousa - Licenciada em Saúde Ambiental, Técnica Superior de Higiene e Segurança no Trabalho e consultora em Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança.

Certificação
No final da acão os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação profissional.

 

Observações
O curso de Segurança de Máquinas e Equipamentos encontra-se preparado para acesso com diferentes dispositivos: desktop, portátil, tablet ou smartphone.

Tablet, smartphone, laptop, desktop

Avaliar esta formação

Ainda não existem avaliações desta formação.