Listado na categoria:eLearning

toxicodependência prevenção

Substâncias psicoativas e estratégias de prevenção - eLearning

As formações em regime de eLearning iniciam-se imediatamente após validação da inscrição.

Término
6 dias úteis após início.

Funcionamento e Requisitos

40.00

Em tempos remotos, o consumo de substâncias psicoativas era considerado benéfico para a população, principalmente, na execução de trabalhos excessivos, rituais religiosos e fins terapêuticos. Mas, no decorrer do tempo, essas substâncias foram alvo de modificações laboratoriais com o intuito de potenciar os seus efeitos, tornando-as mais fortes. Foi então que, o seu consumo deixou de ser apenas terapêutico, passando para o uso mais recreativo, uma vez que, nos séculos XIX e XX o vício/dependência das mesmas já atingia grandes proporções por todo o mundo.
A partir daqui, as drogas foram fortificando-se com o passar dos anos, não só no diz respeito às suas alterações laboratoriais mas também pela dimensão e variedade de produtos existentes que forma surgindo em detrimento de outros.
Hoje, o principal problema do consumo de drogas é mesmo esse, a sua dimensão e variedade de substâncias, assim como a descontextualização e descontrolo do uso/abuso destas, pelo que é imprescindível a intervenção e, sobretudo, a prevenção junto da população, nomeadamente os jovens.
E porque os jovens? Como nos diz a literatura, é na fase da adolescência que se dá o maior risco para o consumo de drogas, pois o indivíduo está sujeito a diversas alterações físicas, cognitivas, sociais e emocionais que, de alguma forma vão contribuir para a sua construção de identidade. No decorrer destas transformações, o jovem depara-se com novas experiências que o levam a interiorizar atitudes e valores, muitas vezes consideradas prejudiciais para a sua saúde, como é o caso destes tipos de consumos.
Neste sentido nasce a presente proposta de formação e–learning sobre o consumo e prevenção de substâncias psicoativas, especificando a sua atuação em contexto escolar, que se destina aos educadores, professores, psicólogos, profissionais de saúde, estudantes e outros profissionais na área social, pois são estes os principais agentes de educação na escola, pelo que é de extrema importância conhecer a diversidade de conceitos em torno desta área, que é a das drogas.
Esta formação eLearning dividirá os seus conteúdos em dois módulos. O primeiro prende-se pelos conceitos e tipologias das drogas, de caráter mais teórico e o segundo módulo incide sobre a importância da prevenção em contexto escolar, bem como nas estratégias de prevenção.

Duração aproximada
6 horas

Destinatários
Educadores, professores, psicólogos, profissionais de saúde, estudantes e outros profissionais na área social

Objetivos
- Compreender os conceitos: droga e prevenção
- Conhecer a classificação das drogas e os tipos de prevenção
- Reconhecer a importância da prevenção do uso de substâncias psicoativas em contexto escolar

Programa
1 – Conceitos e tipologias
- Definição de droga
- Classificações das drogas
- Fatores de risco e de proteção
- Dados empíricos: Estudo “A Saúde dos Adolescentes Portugueses” Relatório do estudo HBSC 2010

2 – Estratégias de prevenção em contexto escolar
- Prevenção Tipologia
- Os motivos para o jovem consumir
- Sinais de Alerta
- A importância da prevenção na escola
- A educação pelos pares
- Outras estratégias de prevenção

Formadora 
Dra. Micaela Pereira - Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Formadora

Avaliação
A avaliação da aprendizagem compreende a participação através do fórum (50%) e o desenvolvimento das atividades propostas (50%).

Certificação
No final da ação os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação profissional.

 

Observações
O curso de Substâncias psicoativas e estratégias de prevenção encontra-se preparado para acesso com diferentes dispositivos: desktop, portátil, tablet ou smartphone.

Tablet, smartphone, laptop, desktop

Avaliar esta formação

Ainda não existem avaliações desta formação.