Listado na categoria:Workshops

Língua Gestual Portuguesa

Workshop de Língua Gestual Portuguesa

Formação a iniciar:

  • Início: 2019-09-07; Horário: sábado das 10 às 13 e das 14 às 17 horas; Calendarização: 7 de setembro de 2019; Local: PORTO, Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.

50.00

A Língua Gestual Portuguesa surgiu no século XIX, mas só em 1997 foi reconhecida pela Constituição da República como a língua para o processo de aprendizagem de crianças surdas portuguesas. A Língua Gestual de um determinado país é a língua materna de uma comunidade de surdos. Em Portugal, por exemplo, a Língua Gestual Portuguesa (LGP) representa um dos três idiomas oficiais, juntamente com o Português e o Mirandês.
De forma a assegurar as necessidades educativas de crianças e de jovens surdos, e na promoção de igualdade, da educação para a cidadania e inclusão é necessário promover a LGP que é expressão, comunidade e cultura.

Duração
6 horas

Destinatários
Todos os interessados em adquirir conhecimentos de Língua gestual portuguesa.

Objetivos
- Conhecer a importância da LGP
- Conhecer alguns conceitos básicos como datiologia, intérprete de língua gestual, fonologia, deficiência auditiva e afonia.
- História da LGP
- Aspetos linguísticos.
- Saberem comunicar através da língua gestual.

Programa
- Abecedário
- Números
- Expressões de cortesia
- Dias da semana
- Meses do ano
- Estações do ano
- Cores

Formadora
Mestre Teresa Dias - Licenciatura em Psicologia e com Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, pelo Ismai em 2009.Na sua experiência profissional conta com: -Curso de Língua gestual Portuguesa realizado na Escola Superior de Educação Paula Fransinetti; Vasta experiência em formações de Língua gestual;Escrita de artigos no âmbito escolar; Dinamização de palestras e comunicações em Universidades e formadora na área da Língua Gestual Portuguesa.

Certificação
No final da ação os formandos aprovados terão direito a uma declaração de frequência.

Avaliar esta formação

Ainda não existem avaliações desta formação.