A Língua Gestual Portuguesa surgiu no século XIX, mas só em 1997 foi reconhecida pela Constituição da República como a língua para o processo de aprendizagem de crianças surdas portuguesas. A Língua Gestual de um determinado país é a língua materna de uma comunidade de surdos. Em Portugal, por exemplo, a Língua Gestual Portuguesa (LGP) representa um dos três idiomas oficiais, juntamente com o Português e o Mirandês.
De forma a assegurar as necessidades educativas de crianças e de jovens surdos, e na promoção de igualdade, da educação para a cidadania e inclusão é necessário promover a LGP que é expressão, comunidade e cultura.
Duração
6 horas
Destinatários
O Workshop de Língua Gestual Portuguese tem por destinatários todos os interessados em adquirir conhecimentos de Língua gestual portuguesa.
Objetivos
- Conhecer a importância da LGP
- Conhecer alguns conceitos básicos como datiologia, intérprete de língua gestual, fonologia, deficiência auditiva e afonia.
- História da LGP
- Aspetos linguísticos.
- Saberem comunicar através da língua gestual.
Programa
- Abecedário
- Números
- Expressões de cortesia
- Dias da semana
- Meses do ano
- Estações do ano
- Cores
Formadora
Mestre Teresa Dias - Licenciatura em Psicologia e com Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, pelo Ismai em 2009.Na sua experiência profissional conta com: -Curso de Língua gestual Portuguesa realizado na Escola Superior de Educação Paula Fransinetti; Vasta experiência em formações de Língua gestual;Escrita de artigos no âmbito escolar; Dinamização de palestras e comunicações em Universidades e formadora na área da Língua Gestual Portuguesa.
Certificação
No final da ação de formação os formandos aprovados terão direito a uma declaração de frequência.
Ainda não existem avaliações desta formação.