As Dinâmicas de Grupo são ferramentas essenciais para o desenvolvimento de temáticas em grupo, de forma a promover o (auto)conhecimento.
O Curso de Dinâmicas de Grupo tem como finalidade promover competências e metodologias que permitam ao participante a aplicação de dinâmicas de grupo em vários âmbitos, compreendendo a importância do funcionamento de um grupo, assim como a comunicação no seio do mesmo, como um veículo privilegiado.
Duração aproximada
25 horas
Objetivos
- Promover conhecimentos e estratégias importantes para a funcionalidade de um grupo;
- Desenvolver nos participantes competências de comunicação necessárias ao trabalho em grupo;
- Promover competências, conhecimentos e metodologias que permitam o desenvolvimento de diferentes tipos de dinâmicas de grupo;
Destinatários
O curso de Dinâmicas de Grupo tem como destinatários Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Profissionais da área social, Técnicos de Formação/Educação, Auxiliares Educativos, Pais e outros com interesse na área.
Programa
1) O Grupo – conceitos:
- Conceito;
- Fases de criação de um grupo;
- Elementos de um grupo;
- Funcionamento de um grupo e respectivas fases;
- Papel do dinamizador;
2) Comunicação e atitudes facilitadoras
- Conceito de comunicação;
- Elementos e processos de comunicação;
- Tipos de comunicação;
- Barreiras da comunicação;
- Estilos/atitudes de comunicação;
- Comunicação assertiva e a importância da empatia e escuta ativa;
3) Dinâmicas de Grupo – o que são?
- Conceito de Dinâmica de Grupo;
- Importância das dinâmicas de grupo;
- Diferentes conceções para a dinâmica grupal;
- Tipos de dinâmicas de grupo:
- Dinâmicas de apresentação e “quebra gelo”;
- Dinâmicas de Integração;
- Dinâmicas de comunicação;
- Dinâmicas de desenvolvimento pessoal;
- Dinâmicas de relaxamento;
- Dinâmicas com histórias e textos para reflexão.
Formadora
Dra. Liliana França – Mestre em Educação e Intervenção Social, Formadora certificada pelo IEFP.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem compreende a participação através do fórum (50%) e o desenvolvimento das atividades propostas (50%).
Observações
O curso de Dinâmicas de Grupo encontra-se preparado para acesso com diferentes dispositivos: desktop, portátil, tablet ou smartphone.





Ainda não existem avaliações desta formação.