Um dos eixos prioritários para o desenvolvimento do Turismo em Portugal é a inovação para combater a sazonalidade e promover a competitividade, através da implementação de novas soluções que criem valor acrescentado para as empresas, acionistas, mas também clientes/turistas.
O crescente interesse e a procura por parte do público por novas e abrangentes ofertas turísticas na área do Turismo de Natureza e Aventura veio criar novas oportunidades para as empresas do sector, permitindo explorar, por exemplo, de forma mais consciente e direcionada, a componente geológica de uma determinada região.
O Geoturismo é, pois, o ramo do turismo que foca a geologia, através da interpretação de geossítios e das paisagens numa determinada área geográfica, com a finalidade de fomentar o desenvolvimento do turismo de forma sustentável. Este emergente conceito de cariz global inicia-se com a compreensão do ambiente abiótico, para construir uma maior consciência do envolvente biótico, à qual se associa inevitavelmente o ambiente cultural e as tradições das populações autóctones, quer as passadas quer as atuais.
O Geoturismo baseia-se na Geodiversidade e sustenta-se em três fundamentos que se interrelacionam estreitamente entre si, a geohistória, a geoconservação e a geointerpretação.
O território nacional possui um inegável potencial geoturístico fruto da sua elevada Geodiversidade. A integração do Geoturismo com outras vertentes do Turismo de Natureza e Aventura potencia a diversificação de produtos turísticos e é impulsionadora do desenvolvimento económico local, regional e nacional.
Duração
90 horas. 70 horas em regime de e-learning (formação síncrona e assíncrona) e 20 horas presenciais (incluí as saídas de campo)
Destinatários
São destinatários do curso de Geoturismo e Interpretação do Ambiente: Técnicos de turismo, Gestores de turismo, Empresas de turismo, Guias turísticos e Geólogos
Objetivos gerais
Preparar os profissionais de turismo, bem como as empresas do setor e os profissionais de geologia com interesse na área do turismo para os contextos de mudança organizacional e processos de reestruturação, face às novas necessidades na área do Turismo de Natureza e Aventura, apostando no aumento de qualificação dos seus ativos.
Objetivos específicos
No final do curso de Geoturismo e Interpretação do Ambiente, os formandos que concluam com aproveitamento devem ser capazes de:
- Conhecer os princípios que estão na base da compreensão dos principais elementos da geodiversidade;
- Conhecer os conceitos de geossítio, património geológico e Geoconservação;
- Reconhecer a importância do Património Geológico como recurso natural a preservar, valorizar e divulgar;
- Conhecer a legislação existente sobre planeamento e gestão do património geológico a nível nacional e internacional;
- Contactar com diferentes exemplos de geoconservação em Portugal;
- Conhecer as diversas etapas que integram uma estratégia de Geoconservação;
- Reconhecer a importância das áreas protegidas na Geoconservação;
- Conhecer exemplos nacionais e estrangeiros de Geoconservação;
- Conhecer o conceito de geoturismo;
- Discutir a relação da Geoconservação com a Sociedade, nomeadamente ao nível do Direito, da Educação e do Geoturismo;
- Coordenar e implementar atividades de geoturismo, educação e interpretação ambiental;
- Definir e realizar itinerários e circuitos geoturísticos, tendo em conta os atrativos naturais de determinada região.
Programa
1. Património Geológico e Estratégias de Geoconservação (10h)
1.1 Geodiversidade
1.2 Geoconservação
1.3 O Património Geológico em Portugal
1.4 Estratégias de Geoconservação
2. A Geoconservação e as Áreas Protegidas (10h)
2.1 A vertente Geológica da Conservação da Natureza em Portugal
2.2 A UNESCO e a Conservação do Património Geológico
3. Turismo em Áreas Naturais e o Geoturismo (10h)
3.1 Segmentações do Turismo em Áreas Naturais
4. Educação Ambiental, Interpretação Ambiental e Geoturismo (30h)
4.1 Educação Ambiental
4.2 Interpretação Ambiental
4.3 Meios Interpretativos
4.4 Ações Educativas e Geoturismo
5. Itinerários e Circuitos Geoturísticos (30h)
5.1 Conceitos e Terminologias
5.2 Planeamento e conceção de itinerários geoturísticos
5.3 Divulgação e comercialização de um itinerário
Formadora
Mónica Sousa, natural do Porto, é mestre em Prospeção e Avaliação de Recursos Geológicos pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde se licenciou em Geologia (Ramo Científico-Tecnológico), em 2002. Encontra-se a desenvolver, na mesma faculdade, a tese de doutoramento em Geociências, na especialidade de Petrologia e Geoquímica. Trabalhou como geóloga na empresa Metro do Porto, S.A. e como Técnica Superior de Geologia na Câmara Municipal do Porto e exerceu funções de formadora de pessoal docente em alguns centros de formação. Foi bolseira de investigação no Centro de Geologia da Universidade do Porto. Tem publicados vários artigos em congressos científicos e revistas nacionais e internacionais. É coautora de guiões de campo de geologia e do livro “Património Geológico. Geossítios a visitar em Portugal” editado pela Porto Editora em 2012. Para além das atividades de investigação em Mineralogia, Petrologia, Geoquímica e Geocronologia tem dedicado particular atenção ao património geológico, nomeadamente na conservação, valorização e divulgação do Complexo Metamórfico da Foz do Douro, tendo sido responsável pelo desenvolvimento do projeto “Passeio Geológico da Foz do Douro”. Tem participado em inúmeros atividades de divulgação científica, onde se incluem as ações desenvolvidas no âmbito da “Geologia no Verão” (Ciência Viva), bem como do Porto Cidade de Ciência e da Associação Portuguesa de Geólogos. Integra, desde 2010, a Comissão Diretiva da Associação Portuguesa de Geólogos (APG) e exerce desde 2016 a função de Diretora Executiva naquela associação. É delegada nacional na Federação Europeia de Geólogos (FEG) e é, também, Coordenadora do Painel de Especialistas em Património Geológico da FEG.
Certificação
No final do Curso de Geoturismo e Interpretação do Ambiente os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação profissional.
Observações
Para as sessões presenciais encontram-se planeadas 2 saídas de campo na região do Porto.
O Curso de Geoturismo e Interpretação do Ambiente encontra-se preparado para acesso com diferentes dispositivos: desktop, portátil, tablet ou smartphone.




Ainda não existem avaliações desta formação.