A Formação em ArteTerapia: Práticas Artísticas é um curso prático, intensivo que introduz a base de trabalho da arterapia e as suas diferentes vertentes.
ArteTerapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através da sua simbologia. Variados autores definiram a Arteterapia através de conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão. É a arte livre, unida ao processo terapêutico, que transforma a Arteterapia numa técnica especial.
Duração
24 horas
Destinatários
A formação em ArteTerapia: Práticas Artísticas destina-se a profissionais/estudantes das áreas de Educação, Psicologia, Artes, Sociologia, Assistência Social, Enfermagem, Animação Cultural, Medicina, etc.
Objetivos
- Proporcionar aquisição de conhecimentos sobre ArteTerapia, através das componentes teórica e vivencial.
Programa
Módulo I – Introdução à Arteterapia
- Contextualização teórica da Arteterapia: História, Definição, Contextos e Aplicações;
- O Arteterapeuta: especificidades e características;
- Arteterapia: a realidade Portuguesa.
Módulo II – A Integração dos Mediadores Artísticos na Arteterapia
- Contextualização teórica/ prática dos mediadores artísticos: pintura, expressão musical, dança, teatro, marionetas, expressão escrita…
- Exercícios práticos.
Módulo III – A Prática da Arteterapia
- Vivência de uma sessão de Arteterapia.
- Reflexão e assimilação dos conteúdos práticos.
Formador
Ângelo Campota nasceu no Porto, Portugal, a 17 de Julho de 1982. Com uma licenciatura em Psicologia, obtida no ISMAI (Instituto Superior da Maia) em 2005, seguiu a sua paixão pela Arte, especializando-se em Arteterapia. A sua carreira levou-o ao Projecto reMix, um projecto de intervenção comunitária, realizado no Bairro do Armador, em Lisboa, desde 2011.
Certificação
No final da ação de Formação em ArteTerapia: Práticas Artísticas os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação profissional.
Observações
Necessário trazer: Manta, almofada, fotografia, um par de sapatos velhos.
Ainda não existem avaliações desta formação.