Com a Formação em Cuidados Continuados pretende-se que os profissionais da área da saúde que desempenham a sua atividade profissional na ala de cuidados continuados desenvolvam competências psicológicas, relacionais e sociais de forma a enriquecer/melhorar o seu desempenho profissional. Tendo por base os princípios do respeito e valorização humana, torna-se imprescindível encontrar estratégias de capacitação do profissional para uma compreensão mais ampla e enquadrada quer dos tratamentos a aplicar quer do tipo de relações/atitudes a ter e formas de lidar com os utentes.
Os cuidados continuados integram cuidados de convalescença, recuperação e reintegração de doentes crónicos e pessoas em situações de dependência. As intervenções integradas de saúde, implementadas através destes cuidados, visam a recuperação global, promovendo autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa dependente. De forma a dar resposta a estas necessidades é necessário que os profissionais de saúde que trabalham neste contexto obtenham a qualificação necessária e exerçam a sua atividade de forma eficiente. Para tal, os profissionais que desempenham a sua atividade numa ala de cuidados continuados devem desenvolver competências psicológicas, relacionais e sociais de forma a enriquecer/melhorar o seu desempenho profissional. Tendo por base os princípios do respeito e valorização humana, torna-se imprescindível encontrar estratégias de capacitação do profissional para uma compreensão mais ampla e enquadrada quer dos tratamentos a aplicar quer do tipo de relações/atitudes a ter e formas de lidar com os utentes.
Duração Aproximada
12 horas
Destinatários
A formação em Cuidados Continuados destina-se a profissionais e estudantes das áreas de Psicologia e Saúde.
Objetivos
Dotar os formandos de conhecimentos e estratégias facilitadoras de uma prestação adequada nos cuidados continuados de saúde e apoio social, promovendo a compreensão das dimensões biopsicossociais do sofrimento e da doença bem como desenvolvendo competências relacionais no trabalho em equipa, no apoio à família e controlo sintomático.
Programa
- Envelhecimento: aspetos biopsicossociais
- Competências pessoais e relacionamento interpessoal
- Comunicação com o doente
- Compreensão ética inerentes à intervenção
- Estratégias de coping e resiliência
- Comportamentos perante a doença
- Promoção da saúde
- Reabilitação e dependência
- Exaustão familiar
- Cuidados paliativos
- Perda das faculdades e autonomia
- Intervenção na dor e sintomas associados
- Apoio no luto
Formadora
Dra. Joana Silva - Licenciada em Enfermagem e formadora certificada pelo IEFP.
Certificação
No final da ação de formação os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação profissional.
Ainda não existem avaliações desta formação.