Listado na categoria:Formação contínua

Formação em Cuidados Continuados

Formação em Cuidados Continuados

Formação a iniciar:

  • Início: 2019-12-04; Horário: segundas, quartas e sextas-feiras das 19 às 22 horas; Calendarização: 4, 9, 11 e 16 de dezembro de 2019; Local: PORTO, Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.

85.00

Com a Formação em Cuidados Continuados pretende-se que os profissionais da área da saúde que desempenham a sua atividade profissional na ala de cuidados continuados desenvolvam competências psicológicas, relacionais e sociais de forma a enriquecer/melhorar o seu desempenho profissional. Tendo por base os princípios do respeito e valorização humana, torna-se imprescindível encontrar estratégias de capacitação do profissional para uma compreensão mais ampla e enquadrada quer dos tratamentos a aplicar quer do tipo de relações/atitudes a ter e formas de lidar com os utentes.

Os cuidados continuados integram cuidados de convalescença, recuperação e reintegração de doentes crónicos e pessoas em situações de dependência. As intervenções integradas de saúde, implementadas através destes cuidados, visam a recuperação global, promovendo autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa dependente. De forma a dar resposta a estas necessidades é necessário que os profissionais de saúde que trabalham neste contexto obtenham a qualificação necessária e exerçam a sua atividade de forma eficiente. Para tal, os profissionais que desempenham a sua atividade numa ala de cuidados continuados devem desenvolver competências psicológicas, relacionais e sociais de forma a enriquecer/melhorar o seu desempenho profissional. Tendo por base os princípios do respeito e valorização humana, torna-se imprescindível encontrar estratégias de capacitação do profissional para uma compreensão mais ampla e enquadrada quer dos tratamentos a aplicar quer do tipo de relações/atitudes a ter e formas de lidar com os utentes.

Duração
12 horas

Destinatários
A formação em Cuidados Continuados destina-se a profissionais e estudantes das áreas de Psicologia e Saúde.

Objetivos
- Dotar os formandos de conhecimentos e estratégias facilitadoras de uma prestação adequada nos cuidados continuados de saúde e apoio social, promovendo a compreensão das dimensões biopsicossociais do sofrimento e da doença bem como desenvolvendo competências relacionais no trabalho em equipa, no apoio à família e controlo sintomático.

Programa
- Envelhecimento: aspetos biopsicossociais
- Competências pessoais e relacionamento interpessoal
- Comunicação com o doente
- Compreensão ética inerentes à intervenção
- Estratégias de coping e resiliência
- Comportamentos perante a doença
- Promoção da saúde
- Reabilitação e dependência
- Exaustão familiar
- Cuidados paliativos
- Perda das faculdades e autonomia
- Intervenção na dor e sintomas associados
- Apoio no luto

Formadora
Dra. Ana Bessa - Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde e formadora certificada pelo IEFP.

Certificação
No final da ação de formação os formandos aprovados terão direito a um certificado de frequência.

Avaliar esta formação

Ainda não existem avaliações desta formação.