Listado na categoria:Formação contínua

Gestão da Qualidade e Integração de Sistemas

Gestão da Qualidade e Integração de Sistemas

  • bLearning – Início: 2024-05-31; Horário: videoconferência: 31 de maio,7, 14, 21 e 28 de junho e 5 de julho, às sextas-feiras das 21 às 22 horas; Calendarização: de 31 de maio a 5 de julho de 2024; Local: ONLINE Preço: 240€
  • eLearning – As formações em regime de eLearning iniciam-se imediatamente após validação da inscrição. Término 20 dias úteis após início. Local: ONLINE. Funcionamento e Requisitos. Preço: 215€

215.00240.00

Apagar seleção

Com o curso de Gestão da Qualidade e Integração de Sistemas pretende-se garantir uma gestão eficaz da qualidade dos produtos e serviços de uma empresa, assim como para a preservação do ambiente, a segurança e bem-estar dos colaboradores,  A gestão integrada reduz custos e tempos de implementação; aumenta a produtividade e facilita a certificação

Grande parte das organizações sente já e de uma forma muito efetiva, a pressão para implementar e gerir outros sistemas que não apenas o da qualidade. A gestão integrada reduz custos e tempos de implementação; aumenta a produtividade e facilita a certificação.
Tanto as ISO 14000 como as ISO 45001 estão construídas com base em metodologias de gestão testadas e aceites universalmente, como é o caso da 9001.
De facto, a norma IS0 9001:2015 adota o modelo de processo em vez da aproximação por procedimentos, e incorpora o Plan-Do-Check-Act (PDCA): ciclo de melhoria contínua. Isto aumenta muito a compatibilidade do novo referencial com o do ambiente e o da segurança que usam exatamente a mesma metodologia.
A implementação dos sistemas deve ser feita, através de uma focalização nos processos da organização e na sua eficiência (é determinante para manter uma posição competitiva). A gestão destes considerará tantos os outputs desejados como os indesejados mas que existem como consequência inevitável da obtenção dos primeiros e naturalmente, por questões de performance, de forma integrada.

Duração
b-Learning: 40 horas (6 horas videoconferência + 34 horas em regime de eLearning);
e-Learning: 40 horas em regime de eLearning;

Destinatários
O Curso de Gestão da Qualidade e Integração de Sistemas tem por destinatários Gestores, Quadros médios ou superiores, técnicos especialistas, futuros técnicos com responsabilidade na Implementação ou Gestão do Sistema da Qualidade.

Objetivos
Gerais:
Dotar, complementar e/ou aprofundar as competências técnicas dos participantes em Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, especialmente no que respeita às metodologias de Implementação e Gestão Integradas, Auditorias Integradas e o novo Sistema da Responsabilidade Social.

Objetivos específicos:
- A realização deste curso de formação permite aos participantes adquirir conhecimentos sobre as normas de referência, conhecendo, interpretando e integrando os requisitos gerais e específicos de cada referencial. Estas normas, foram desenvolvidas de modo a serem compatíveis, pelo que as Organizações tendem, cada vez mais a proceder à respetiva integração e portanto ao desenvolvimento de um único Sistema de Gestão.
- Neste contexto, também o desenvolvimento e integração de competências e qualificações nestas áreas apresentam-se como uma mais valia, para os profissionais destas áreas.

Programa
1 – Sistema de Gestão da Qualidade
- Objetivos da implementação de um sistema de qualidade
- Princípios do sistema da qualidade
- Metodologia PDCA
- Identificação dos processos de uma organização
- Norma NP EN ISO 9001:2015

2 – Sistema de Gestão Ambiental
- Norma NP EN ISO 14001:2015
- Identificação de aspetos e impactos ambientais
- Implementação de um SGA
- Certificação ambiental

3 – Sistema de Gestão da Segurança e Higiene no Trabalho
- Princípios da prevenção
- Análise e avaliação de riscos
- Norma NP EN ISO 45001:2023

4 – Integração de Sistemas
- Vantagens da implementação dos três sistemas (qualidade, ambiente e segurança e higiene no trabalho).
- Comparação de requisitos.

Formadora
Eng.ª Sónia Romero - Licenciada em Engenharia Biofísica e com CAP de Técnica Superior de Segurança e Higiene do Trabalho. Experiência profissional nas áreas da consultoria e da formação em áreas como: ambiente, gestão, qualidade e segurança e higiene do trabalho. Durante a sua experiência profissional contactou com empresas de várias áreas de atividade, nomeadamente: exploração e comercialização de pedra natural, saúde, ótica, gestão da formação e área comercial.

Certificação
No final da acão de formação os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação profissional.

 

Avaliar esta formação

Ainda não existem avaliações desta formação.