Listado na categoria:eLearning

Curso de Remoção e Manuseamento de Amianto

Remoção e Manuseamento de Amianto

As formações em regime de eLearning iniciam-se imediatamente após validação da inscrição.

Término
9 dias úteis após início.

Funcionamento e Requisitos

140.00

Categoria:

Tags: , , ,

A formação de Remoção e Manuseamento de Amianto visa desenvolver nos formandos conhecimentos de suporte ao manuseamento e remoção de amianto. O amianto ou asbestos é a designação comercial utilizada para a variedade fibrosa de seis minerais metamórficos de ocorrência natural.
Apesar de estar proibida a utilização do amianto desde 1 de Janeiro de 2005, para o que já se encontra aplicado, devem ser implementadas ações de controlo e monitorização. No caso de serem identificadas situações com risco de exposição para as pessoas, quer em situações de saúde ocupacional, quer em situações de saúde ambiental, deverão tomadas medidas para corrigir e minimizar esta exposição.
De acordo com a legislação aplicável em vigor, nomeadamente o Decreto Lei n.º 266/2007, de 24 de Julho, as entidades empregadoras têm o dever e obrigação legais de promover a identificação de presença, ou a suspeita de presença de amianto nos edifícios ou instalações e a transmitir essas informações a todas as pessoas suscetíveis de se encontrarem expostas ao amianto no âmbito da sua utilização, de trabalhos de manutenção ou de outras atividades no interior ou no exterior dos edifícios. Os empregadores, têm ainda como obrigação legal promover a formação específica dos seus colaboradores expostos, ou com potencial de exposição, a fibras de amianto ou a materiais contendo amianto.

Duração aproximada
16 horas

Destinatários 
A formação de Remoção e Manuseamento de Amianto destina-se a técnicos e coordenadores de segurança, responsáveis pela área da segurança e higiene e saúde no trabalho, responsáveis e operadores de manutenção e técnicos de remoção e manuseamento de materiais com amianto.

Objetivos
O presente curso visa desenvolver nos formandos conhecimentos de suporte ao manuseamento e remoção de amianto. Pretende-se com esta ação, preparar os formandos que atuam neste tipo de trabalhos, para que possam realizar a atividade em segurança, não colocando em risco a sua saúde e integridade física, nem a de outros, quer sejam colegas de trabalho, quer sejam pessoas que se encontrem nas imediações da zona de trabalho.

Objetivos Específicos 
Em termos específicos, pretende-se apoiar os formandos a atingir os seguintes objetivos:
- Identificar os requisitos necessários ao abrigo da segurança no trabalho para o manuseamento e remoção de materiais ou resíduos contendo amianto;
- Indicar as medidas de segurança aplicáveis no manuseamento e remoção de materiais ou resíduos contendo amianto;
- Aplicar as medidas de prevenção e controlo em caso de acidente, incidente e emergência com exposição ao amianto;
- Identificar as medidas de salvaguarda da segurança dos trabalhadores que removem o amianto;
- Adotar as medidas preventivas durante trabalhos de manutenção;
- Identificar as obrigações de medição da exposição, vigilância da saúde, informação, consulta e formação dos trabalhadores;
- Reconhecer  e aplicar os requisitos técnicos para acondicionamento e armazenamento preliminar no local de obra, para o transporte de RCDA e para o armazenamento e eliminação.

Programa
- Conceitos
- Efeitos do amianto na saúde humana, nomeadamente o efeito sinérgico do tabagismo;
- Tipos de materiais ou materiais suscetíveis de conter amianto;
- Requisitos legais aplicáveis em vigor, nomeadamente Decreto Lei n.º 266/2007, de 24 de julho e Portaria n.º 40/2014, de 17 de fevereiro;
- Atividades que podem conduzir à exposição a fibras de amianto;
- Importância da respetiva identificação e avaliação de risco e definição/ implementação de adequadas medidas preventivas para eliminação/ minimização da exposição;
- Importância da utilização efetiva e eficiente dos equipamentos de proteção coletiva e individual;
- Requisitos em matéria de formação contínua dos profissionais e da vigilância da saúde;
- Transporte, tratamento, eliminação e deposição dos resíduos contendo amianto (RCDA) em aterros autorizados;
- Estratégias para atuar em situações de emergência;
- Análise de casos reais: reparação de conduta de fibrocimento; recolha de resíduos contendo ou podendo conter amianto; substituição de cobertura de fibrocimento.

Avaliação 
A avaliação da aprendizagem compreende a participação através do fórum e o desenvolvimento das atividades propostas.

Formadora 
Dra. Eunice Eires é licenciada em Engenharia da Energia e do Ambiente e Engenharia Civil. Foi docente, consultora e auditora. É formadora em áreas de ambiente, qualidade e segurança.

Certificação
No final da ação os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação profissional.

Habilitações Min.

Ensino Obrigatório

Área de Formação

Higiene e Segurança no Trabalho

Avaliar esta formação

Ainda não existem avaliações desta formação.