Listado na categoria:Formação contínua

Suporte Básico de Vida

Suporte Básico de Vida

Formação a iniciar:

  • Início: 2019-09-16; Horário: segunda-feira  das 10 às 13 e das 14 às 17 horas; Calendarização: 16 de setembro de 2019; Local: PORTO, Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.

50.00

A paragem cardio-respiratória (PCR) ou outras emergências cardiovasculares são uma das principais causas de morte na Europa.
Cada minuto de atraso diminui a sobrevida, no entanto o início imediato das manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) por quem presencia o colapso da vítima, aumenta significativamente a sobrevida da mesma.

O conceito de cadeia de sobrevivência tem servido de base ao desenvolvimento de um volume significativo de conhecimento científico que se tem traduzido em inúmeras vidas salvas. Assim o Suporte Básico de Vida (SBV) consiste num conjunto de procedimentos realizados sem recurso a equipamento específico, e que tem como objetivo a manutenção da vida e o ganho de tempo, até à chegada de ajuda especializada. Salvar uma vida envolve uma sequência de passos, nomeadamente da capacidade de executar compressões torácicas de alta qualidade, o domínio da cadeia de sobrevivência e Posição Lateral de Segurança (PLS).

Duração
6 horas

Destinatários
O curso de Suporte Básico de Vida destina-se a todos aqueles que na sua vida profissional trabalham em especial com pessoas, como por exemplo, guias turísticos, gestores e coordenadores de entidades turísticas, animadores socioculturais, professores, assistentes sociais, profissionais de saúde, entre outros.

Objetivos
- Conhecer a cadeia de sobrevivência;
- Adquirir treino na abordagem da via aérea;
- Adquirir treino na execução das compressões torácicas;
- Desenvolver competências relativas a métodos de ventilação artificial;
- Aplicar corretamente o Suporte Básico de Vida.

Programa
1 – Conceitos Teóricos
- Anatomofisiologia do aparelho respiratório e circulatório
- Cadeia de sobrevivência
- Riscos para o Reanimador
- Abordagem da vítima
- Permeabilização das vias aéreas e reanimação cardiorespiratória

2 – Manobras de Suporte Básico de Vida

Formador/a
Dra. Carla Soares - Licenciada em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica
Exerceu funções de técnica de anatomia patológica em várias clínicas. Desde 2010 que faz parte da equipa do INEM, como Técnica de Ambulância de Emergência Médica, é também formadora na área de socorrismo.

Certificação
No final da ação de formação os formandos terão direito a um certificado de formação profissional.

Avaliar esta formação

Ainda não existem avaliações desta formação.