Com o curso de Violência Doméstica pretende-se dotar profissionais de competências para identificação, avaliação e intervenção na problemática.
A Violência Doméstica é um fenómeno de crescente impacto e visibilidade na nossa sociedade. De ano para ano as estatísticas, tanto de denúncias como de número de mortes, têm vindo a aumentar. Uma das maiores particularidades deste crime é ocorrer no contexto de relações de intimidade, nas quais o agressor, para além da proximidade afetiva, dispõe de um leque de conhecimentos e estratégias para controlar as vítimas. Particularidade esta, que requer o desenvolvimento de conhecimentos e competências nos profissionais que se cruzam com estas vítimas e/ou agressores, de modo a travar a prossecução deste comportamento e minimizar os danos do mesmo.
Duração Aproximada
16 horas
Destinatários
Estudantes, Licenciados e Profissionais no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Saúde e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta temática.
Objetivos
Com o curso de Violência Doméstica: Conhecer e Intervir, pretende-se dotar profissionais de competências para identificação, avaliação e intervenção na problemática.
Objetivos específicos:
- Aprofundar o conhecimento sobre Violência Doméstica em todas as duas vertentes;
- Compreender as dinâmicas da violência e as singularidades da intervenção com vítimas.
Programa
Módulo I- Enquadramento teórico
-Conceito de Violência Doméstica
-A Violência Doméstica em Portugal
-Tipologia de vítimas
-Tipologia de vitimação
-Enquadramento legal da violência doméstica
Módulo II- Dinâmicas da Violência Doméstica
-Tipos de violência
-Fatores de risco da violência doméstica
-Fatores de proteção da violência doméstica
-Ciclo de violência
Módulo III- Intervenção na violência doméstica
-Estruturas de atendimento
-Avaliação e gestão de risco de violência doméstica
-Elaboração de plano de segurança
-Encaminhamento para Casa Abrigo
Formadora
Dra. Renata Pinto da Silva - Licenciada em Criminologia com especialização em Apoio à Vítima, Perícias Psicológicas e Processo de Promoção e Proteção na CPCJ. Técnica Superior num projeto social com crianças e jovens e suas famílias, voluntária de apoio à vítima sénior e formadora.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem compreende a participação através do fórum (50%) e o desenvolvimento das atividades propostas (50%).
Certificação
No final da ação os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação profissional.
Ainda não existem avaliações desta formação.