O workshop Food Fraud e Food Defense aborda de uma forma simples os conceitos básicos relacionados com duas áreas fundamentais para a proteção da cadeia alimentar. De acordo com a European Food Information Council, a fraude alimentar ocorre quando os alimentos são comercializados deliberadamente com a intenção de obter benefícios financeiros através do engano do consumidor.
Nos últimos anos, devido aos casos de falsificação e outras práticas fraudulentas, a cadeia alimentar tem demonstrado uma crescente preocupação com este tipo de ameaça, reforçando a necessidade de implementar sistemas eficazes de gestão da fraude alimentar.
Paralelamente, o conceito de Food Defense ganhou importância, uma vez que diz respeito à proteção dos alimentos contra atos intencionais de contaminação, sabotagem ou outras ações maliciosas que possam comprometer a saúde pública e a integridade das operações.
Ao abordar estas duas vertentes — fraude e defesa — o workshop pretende promover uma visão abrangente das ameaças intencionais que afetam o setor alimentar, contribuindo para uma cultura de prevenção e segurança ao longo de toda a cadeia de alimentar..
Duração aproximada
6 horas
Destinatários
Esta formação online tem por destinatários: estudantes, formadores, consultores e técnicos que exercem atividade na área da Indústria Alimentar.
Objetivos
Este workshop tem por principal objetivo dotar os participantes com conhecimentos necessários para elaborarem planos de Food Fraud e Food Defense.
Programa
Food Fraud
- Definições
- Enquadramento Legal e Normativo
- Tipos e Grupos de Fraude
- Como avaliar o risco?
- Casos Práticos
Food Defense
- Definições
- Os alimentos como objetivo
- Lei do bioterrorismo
- Exemplos:
- Tipos de agentes
- Tipos de contaminantes
- Food Defense nas normas de SA
- Medidas preventivas
- Métodos de avaliação
Formadora
Mestre Sandra Gomes – Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, técnica de segurança alimentar e auditora na indústria alimentar, formadora nas áreas de higiene e segurança alimentar.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem compreende a participação através do fórum ou videoconferência (50%) e o desenvolvimento das atividades propostas (50%)
Certificação
No final da ação de formação os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação profissional.
Observações:
Em todas as modalidades os formandos têm acesso aos conteúdos disponíveis na plataforma de elearning.
A formação Food Fraud e Food Defense encontra-se preparada para acesso com diferentes dispositivos: desktop, portátil, tablet ou smartphone.

Curso acessível para diferentes dispositivos




Ainda não existem avaliações desta formação.