Esta formação tem como finalidade abordar o conceito de envelhecimento e de envelhecimento ativo, explicando a origem do conceito e o seu desenvolvimento. Além disso, pretende dar a conhecer algumas estratégias de intervenção para o envelhecimento ativo. Numa sociedade cada vez mais envelhecida é importante considerarmos o envelhecimento como algo natural e conhecer técnicas para que esta fase da vida seja tão activa e estimulante como o resto da vida.
Duração aproximada
21 horas
Destinatários
Todos os profissionais que trabalham com idosos, tais como, assistentes sociais, educadores sociais, psicólogos, auxiliares de geriatria, população em geral.
Objetivos
Compreender o conceito científico atual de envelhecimento ativo;
Conhecer estratégias de intervenção para o envelhecimento ativo;
Compreender o papel da atividade fisica e da estimulação mental na promoção do envelhecimento ativo.
Programa
Conceito de envelhecimento
Conceito de envelhecimento ativo
A importância da atividade fisica no envelhecimento ativo
A importância da estimulação mental e da socialização
Outras estratégias para a promoção do envelhecimento ativo
Avaliação
A avaliação da aprendizagem compreende a participação através do fórum (50%) e o desenvolvimento do trabalho final (50%).
Formadora
Dra. Filipa Pereira Marques - Licenciada em Gerontologia. Foi gerontóloga numa estrutura residencial para idosos, desempenhado funções de direção técnica. É formadora certificada pelo IEFP nas áreas de nutrição geriátrica, gestão de equipamentos sociais para a terceira idade, psicogerontologia, avaliação gerontológica, geriatria, estimulação cognitiva na terceira idade e saúde da pessoa idosa.
Certificação
No final da ação os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação profissional.
Observações
O curso o Envelhecimento Ativo encontra-se preparado para acesso com diferentes dispositivos: desktop, portátil, tablet ou smartphone.





Ainda não existem avaliações desta formação.