Listado na categoria:Formação contínua

Formação Implementação de Sistemas de HACCP

Implementação de Sistemas HACCP

Formação a iniciar:

  • Início: 2020-11-13; Horário: sextas-feiras das 18 às 22 horas; Calendarização: 13, 20 e 27 de novembro e 4 e 11 de dezembro de 2020; Local: PORTO, Rua Sá da Bandeira, 766, 1º Esq.

140.00

O curso de Implementação de Sistemas HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point) foi concebido para prevenir e minimizar, os riscos alimentares, através do controlo dos fatores que potencialmente podem prejudicar a qualidade dos alimentos através de contaminações químicas, físicas ou biológicas.

Os benefícios alcançados com a implementação de sistemas HACCP traduzem-se no aumento da confiança e fidelização dos clientes; melhoria na organização dos processos e de colaboradores de forma a produzir comida segura; cumprimento da legislação nacional e internacional.

A segurança alimentar assume hoje um papel de extrema importância e visibilidade no nosso quotidiano, pelo fato de haver um maior conhecimento sobre os perigos envolvidos e suas consequências, mas também pela maior consciência da sua importância na saúde individual e coletiva. Assim, o cumprimento de mecanismos que garantam a segurança dos seus produtos e/ou serviços alimentares, satisfazendo os requisitos legais e os dos seus clientes torna-se fundamental.

Duração
21 horas

Destinatários
O curso de Implementação de Sistemas HACCP destina-se essencialmente a Quadros Médios e Superiores envolvidos e com responsabilidades na implementação de sistemas HACCP mas também a todos os profissionais que considerem pertinente o desenvolvimento das respetivas competências nesta matéria.

Objetivos
Gerais: Dotar os participantes das seguintes competências: Implementação de Sistemas HACCP.

Objetivos Específicos
- Os participantes deverão estar aptos a elaborar e implementar um Sistema Preventivo de Segurança Alimentar baseado na Análise de Perigos e Controlo dos Pontos Críticos do Processo (HACCP).

Programa:
- HACCP: Terminologia e conceitos fundamentais;
- Os 7 princípios do HACCP;
- Análise de Perigos e avaliação de riscos;
- Etapas do procedimento HACCP;
- Estudo de aplicação teórico-prática do HACCP a um diagrama de fabrico de um produto alimentar;
- Discussão do plano de HACCP elaborado;
- A importância da manutenção do sistema HACCP — a melhoria contínua;
- A ligação entre o sistema HACCP e as Normas Internacionais da série ISO 9000;
- Qualidade na Indústria Agroalimentar;
- Controlo e Segurança da Qualidade dos Alimentos;
- Certificação.

Formador/a
Dra. Ivone Sousa - Mestre em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais – Segurança e Emergência e Licenciada em Saúde Ambiental.
Formadora do curso Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho.
Responsável pela elaboração, aplicação e avaliação de ações de formação nas seguintes áreas: HSt, qualidade, ambiente e segurança alimentar.
Responsável pela implementação de Sistemas de Segurança Alimentar (Sistemas HACCP) baseados nos princípios HACCP e aplicação prática dos mesmos segundo recomendações do Codex Alimentarius em várias empresas do setor alimentar.

Certificação
No final da ação de formação os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação profissional.

Avaliar esta formação

Ainda não existem avaliações desta formação.