O curso de Implementação de Sistemas HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point) foi concebido para prevenir e minimizar, os riscos alimentares, através do controlo dos fatores que potencialmente podem prejudicar a qualidade dos alimentos através de contaminações químicas, físicas ou biológicas.
Os benefícios alcançados com a implementação de sistemas HACCP traduzem-se no aumento da confiança e fidelização dos clientes; melhoria na organização dos processos e de colaboradores de forma a produzir comida segura; cumprimento da legislação nacional e internacional.
A segurança alimentar assume hoje um papel de extrema importância e visibilidade no nosso quotidiano, pelo fato de haver um maior conhecimento sobre os perigos envolvidos e suas consequências, mas também pela maior consciência da sua importância na saúde individual e coletiva. Assim, o cumprimento de mecanismos que garantam a segurança dos seus produtos e/ou serviços alimentares, satisfazendo os requisitos legais e os dos seus clientes torna-se fundamental.
Duração Aproximada
21 horas
Destinatários
O curso de Implementação de Sistemas HACCP destina-se essencialmente a Quadros Médios e Superiores envolvidos e com responsabilidades na implementação de sistemas HACCP mas também a todos os profissionais que considerem pertinente o desenvolvimento das respetivas competências nesta matéria.
Objetivos
Gerais: Dotar os participantes das seguintes competências: Implementação de Sistemas HACCP.
Objetivos Específicos
- Os participantes deverão estar aptos a elaborar e implementar um Sistema Preventivo de Segurança Alimentar baseado na Análise de Perigos e Controlo dos Pontos Críticos do Processo (HACCP).
Programa:
- HACCP: Terminologia e conceitos fundamentais;
- Os 7 princípios do HACCP;
- Análise de Perigos e avaliação de riscos;
- Etapas do procedimento HACCP;
- Estudo de aplicação teórico-prática do HACCP a um diagrama de fabrico de um produto alimentar;
- Discussão do plano de HACCP elaborado;
- A importância da manutenção do sistema HACCP — a melhoria contínua;
- A ligação entre o sistema HACCP e as Normas Internacionais da série ISO 9000;
- Qualidade na Indústria Agroalimentar;
- Controlo e Segurança da Qualidade dos Alimentos;
- Certificação.
Formador/a
Dra. Ivone Sousa - Mestre em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais – Segurança e Emergência e Licenciada em Saúde Ambiental.
Formadora do curso Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho.
Responsável pela elaboração, aplicação e avaliação de ações de formação nas seguintes áreas: HSt, qualidade, ambiente e segurança alimentar.
Responsável pela implementação de Sistemas de Segurança Alimentar (Sistemas HACCP) baseados nos princípios HACCP e aplicação prática dos mesmos segundo recomendações do Codex Alimentarius em várias empresas do setor alimentar.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem compreende a participação através do fórum (50%) e o desenvolvimento das atividades propostas (50%).
Certificação
No final da ação de formação os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação profissional.
Ainda não existem avaliações desta formação.