Listado na categoria:eLearning

Comunicação de Más Notícias na Saúde

Comunicação de Más Notícias na Saúde

Formação a iniciar:

  • Formação via Videoconferência: Início: 2021-12-13; Horário: segunda-feira das 10 às 13 e das 14 às 17 horas; Calendarização: 13 de dezembro de 2021; Local: Online
  • Formação Assíncrona: As formações em regime de eLearning iniciam-se imediatamente após validação da inscrição. Término 5 dias úteis após início. Local: Online. Funcionamento e Requisitos

40.0050.00

Apagar seleção

A comunicação pode ser vista como uma arma terapêutica vital que tem o poder de fortalecer a relação profissional de saúde-doente, permitindo desenvolver a autonomia do mesmo, melhorar a sua adesão ao tratamento e por sua vez permitir ao doente viver melhor com a sua doença, contribuindo para a sua qualidade de vida. A Comunicação de Más Notícias é uma realidade do quotidiano dos profissionais de saúde e constitui uma das tarefas mais desafiantes e complexas, devido ao impacto que uma má notícia pode ter no doente e no seu contexto de vida. Sendo umas das tarefas mais difíceis no contexto de saúde pode originar dificuldades e ter implicações no desempenho do próprio profissional, e consequentemente um afastamento entre este o doente. Para que a comunicação seja eficaz é crucial que o profissional desenvolva técnicas e competências para comunicar com o doente na medida em que a aquisição de conhecimentos e o treino das mesmas se tornam uma mais-valia quer para o doente como para os profissionais.

Duração Aproximada
6 horas

Destinatários
A formação em Comunicação de Más Notícias na Saúde tem por destinatários os Profissionais e Estudantes da Área de Saúde e Ciências Humanas e Sociais.

Objetivos
Desenvolver competências na transmissão de más notícias, de modo a facilitar a aceitação e a compreensão dos doentes e familiares, reduzir o risco de respostas destrutivas e evitar a perda de confiança dos doentes e seus familiares.

Programa
Módulo 1
- Comunicação: conceitos básicos
- Comunicação em saúde
- Finalidades da comunicação em saúde
- Capacidades comunicacionais dos profissionais

Módulo 2
- Conceito de má notícia
- Dificuldades na comunicação de más notícias
- Estratégias para comunicar más notícias
- A família
- O profissional de saúde
- Processo de luto
- Estratégias de coping

Formadora
Dra. Joana Silva - Licenciada em Enfermagem e formadora certificada pelo IEFP.

Certificação
No final da ação de formação os formandos aprovados terão direito a um certificado de formação profissional.

Avaliar esta formação

Ainda não existem avaliações desta formação.